segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Maria e a put* da velha

Eu tenho um lado dócil, juro que tenho! Mas há coisas que me tiram do sério! A indelicadeza, a mentira a intriga e a maldade. Fico fula!

Guilhermina Martelo tinha uma mercearia perto da casa da minha mãe. Era ali que fazíamos as compras do dia. Ela viu-me crescer e eu vi-a a envelhecer. Por me "acompanhar" tantos anos eu já a chamava carinhosamente por "Ti G'lhermina". 

Ora os anos foram passando, a mercearia que já pouco dava acabou por fechar. Mas como Alguidares é uma terra pequena, a ti G'lhermina cruzava-se sempre connosco. 

Actualmente quando a encontro,  reparo que a velhice trouxe-lhe o abuso e indelicadeza. Já não é a primeira vez que em publico e em voz estridente me acusa de estar gorda. Eu tento não dar resposta à letra pois ainda tenho alguma consideração pela idade da senhora. 

Hoje dou por ela atrás de mim na fila do banco, quando repara que sou eu começam os comentários. 

Estás a ficar gordinha, já nem pergunto se estás bem por que nota-se ( rindo alto). 

Eu, contei até 3 e respondi:

- Pois é Dona Guilhermina, por enquanto ainda passo pelas portas. Mas não se preocupe com a minha gordura. Para isso estou cá eu. Preocupe-se antes com a sua indelicadeza, pois essa é bem mais notória do que o meu peso. 


19 comentários:

  1. Muito bem! Devemos dizer com honestidade e assertividade aquilo que sentimos (para não ficarmos cheios de nós cá dentro). E empacotaste muito bem! :)))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E dizia-lhe muito mais! Acho que tão cedo a velha não me chateia!

      Eliminar
  2. Olha Maria, o teu bom humor é tão grande que não poderia nunca caber dentro de um pau de virar tripas.

    ResponderEliminar
  3. Muito bem Maria. Algumas pessoas por terem uma certa idade pensam que podem dizer e fazer tudo o que lhes apetece, sendo mesmo muito mal educadas. Se querem respeito têm que se dar ao respeito. É isso aí... empacota a ti G'lhermina!!! :)

    ResponderEliminar
  4. sinceramente, há cada pessoa mais mal formada, enfim...ela é mas é mal educada, fizeste muito bem em responder-lhe ali na hora!

    ResponderEliminar
  5. Opa a serio? A serio que ainda ha gente assim? Sem algum senso na cabeca? Que estou eu para aqui a dizer... se havera alguem sera apenas uma pequena percentagem. O mundo esta cheio de gente como essa senhora com tom indelicado. Enfim! Pessoinhas... haja paciencia :( Beijinho pequena <3 xxx

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Beijinhos minha querida, infelizmente o mundo esta cheio de gente assim e pior!
      Pelo menos não me engasguei a responder-lhe. Soube bem! ;))

      Eliminar
  6. O meu obrigada pela grande gargalhada!

    ResponderEliminar
  7. Deixa la, a mim chateiam-me porque sou magra!!! As pessoas gostam de dizer sempre alguna coisa... actualmente ja respondo a gozar, digo que ando a fazer a dieta do ar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, deve ser um dispositivo qualquer de defesa, atacam para não se reparar nelas. Mas caramba, quem quer ser assim pequenino?
      Beijinhos Esse! :)

      Eliminar
  8. Jura que você falou isso? Hahahaha, quase me senti vingada pelas vezes que ouço o mesmo comentário!
    Há uma senhora em especial que quando me encontra também faz questão de lembrar disso. Sempre penso em responder, quando ela me diz: "Nossa, como você engordou!", "Nossa, como você envelheceu!" , mas não tenho coragem... Sou meio patife, sabe?

    ResponderEliminar
  9. Tenho uma colega com 55 anos que teve bastantes dificuldades em se ajustar ao trabalho, a qual ajudei desde o primeiro instante, tanto na execução das tarefas como no apoio aos problemas. Alguns colegas não eram gentis ou faziam comentários ao seu deficiente desempenho, o que a enfurecia. Mas foram mais os que foram pacientes e tentaram ajudar. Porém durante todas as 8h de trabalho e até nas horas de almoço, ela passava o tempo todo a insultar e a refilar, sempre a repetir-se, sem parar. Muitas vezes tentei mudar para um assunto agradável mas ela não permitia, estava obcecada, doentia.

    ResponderEliminar
  10. Vai que com o tempo e com a ajuda regular de uma chefe de equipa ela melhorou, eu fiquei contente por ela. Mas ao invés de ficar humilde e grata tornou-se arrogante, prepotente, autoritária, mandona, mal educada e cheia de si, com a mania que é a melhor. O ego insuflou-se de tal maneira que os maus tratos verbais e a agressividade que já existiam aliaram-se à falta de bons modos e boa educação e a transformou em TUDO o que antes ela criticava, ficou até pior. Eu que fui paciente com ela e a ajudei continuamente estava sempre a ser maltratada e a receber ordens como se fosse débil mental, ela mandasse mais e eu tivesse obrigação de largar o que faço para lhe obedecer. Um dia não aguentei mais e respondi "vai tu!".
    Quis expor os meus pontos de vista e numerar a quantidade de vezes que ela, ainda no dia anterior, foi abusadora, agressiva e má colega. Mas ela não o permitiu porque deixou de me falar e começou a me difamar diante de quem a quisesse escutar, apelidando-me de gorda e referindo-se a mim como "a songa-monga". Anda por ali marreca e altiva, cheia de si, achando-se melhor que muitas, uma exímia profissional que conseguiu SOZINHA atingir a "perfeição". E pensa que isso lhe dá o direito de criticar tudo e todos. ZERO humildade e boa educação.
    Agora tenho ali alguém sempre pronta a me difamar, ansiosa para me tramar, a torcer para que o chefe me destrate, os colegas me desprezem e eu me ferre. Alguém à procura de aliados na maledicência e sabotagem. Até fez novas amizades com direito a beijinho na cara, exatamente com as pessoas que mais apelidava de put..., carlh... merd... etc.

    Não me quero alongar mas ainda pretendia dar este exemplo. Recentemente uma colega na casa dos 20 falou-lhe com rudeza. Uma outra chamou-a à atenção por se tratar de uma pessoa de "mais idade". De imediato a de 55 reage com igual rudeza e refilando comigo que estava a executar uma tarefa, com brutalidade arranca das minhas mãos uma coisa que eu necessitava mas ela "decidiu" que era para deitar fora portanto, arrancou-a das minhas mãos e deitou fora porque ELA é que sabe e decide. E diz que tem boa educação e RESPEITO pelos outros.

    Serve o exemplo para dizer que se confirma que ter mais idade não é sinónimo de sensatez ou boa educação. Eu sempre fui como sou, já o era em criança. Acredito que esta pessoa de "mais idade" (ela detesta que lhe apontem a idade porque se acha mais jovem que os jovens, mais capaz que os capazes e mais bela que os belos) sempre foi, agora quanto na juventude, o que demonstra ser: amarga, azeda, agressiva, rude, altiva, arrogante. A IDADE necessariamente não muda a essência das pessoas.

    Em relação ao teu caso, se foi só isso acho que devias ponderar se existiu tanta maldade assim. É comum a todas as classes, estratos e idades as pessoas tecerem ESSA crítica em particular - de acharem as outras gordas. É verdade que muitas dão logo aquele olhar de desprezo, aquele tom de quem olha para um ser inferior. Mas por vezes quem nos viu crescer o diz porque são tantas as mudanças e não o diz por maldade. Será o caso? Por outro lado podes ter razão. A verdade é que dizer uma vez, duas e três, ainda vai lá. Mas sempre e assim que nos avistam é um tanto indelicado. Ou pode simplesmente ser a abordagem que a senhora achou aceitável para meter conversa. A questão que coloco é se a pessoa tem malícia ou se dá conta da sua indelicadeza.

    Enfim, por isto já podes perceber o quanto eu sou propícia a atrair «gente ruim» ahaha. É que estou sempre a tentar ver o lado melhor de todos. Sempre esperançosa na «recuperação» e no arrependimento. Seja como for, se ela não percebia o quanto te incomodava antes, agora com essa resposta ficou a perceber.
    Ainda assim espero que se entendam, com chazinho e bolachinhas eheh.
    Abç

    ResponderEliminar

Quem quiser pode ajudar a varrer... faça favor! : )