terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Explicações de Maria (com desejo)

Não ligo muito à comemoração do final de ano, ou à do inicio do ano como preferirem. Mas acabo por comemorar porque todos os que me rodeiam comemoram. Sempre aderi às tradições ou superstições com esperança de boa sorte mas, ao fim de algum tempo desiludi-me, não acho que resultem e só servem para nos ridicularizar. 

Ao sinal das doze badaladas, era portanto comum ver-me vestida de interiores azuis a partir loiça pela janela, batendo com tachos e panelas, em cima de um banco. A gritar para dar as boas vindas ao novo ano com a boca cheia de passas (que detesto) bebendo espumante para empurrar, de carteira debaixo do braço cheia de louro e com a maior nota que arranjar, (às vezes emprestada porque acabo o dia sem cheta na carteira). Tentando espreitar o fogo de artificio com um olho e ao mesmo tempo pensando nos 12 desejos que quero para o ano seguinte. Acabo por ficar-me só por 4 ou 5.  

Portanto, nada de balanços, previsões e tradições, este ano estou de greve! De qualquer das formas quero desejar-vos um divertido final de ano 2014 e um excelente 2015 cheio de sorrisos.

13 comentários:

  1. Essa menina da fotografia vai bem avantajada para o "révélhõn" ! :D

    ResponderEliminar
  2. Trabalhei os ultimos 5 anos na passagem de ano, sinceramente já nem panelas bato. Mas aderia sempre às panelas e às passas, o resto não, nem às cuecas...só fazia questão de usar uma peça de roupa nova...partir pratos soa-me a dispendioso xD. E passas come todas ao mesmo tempo e depois pedes os desejos com calma. Uma boa passagem =)

    ResponderEliminar
  3. Pois eu este ano vou fazer absolutamente nada.... Maria desejo-te um Feliz Ano Novo. Beijinhos.
    Tianika

    ResponderEliminar
  4. Fizeste-me lembrar que ainda tenho que ir comprar a pôrra das cuecas! :P
    Feliz 2015, Maria, que te seja pleno de felicidade :)))

    ResponderEliminar
  5. Nada de superstições, mas gosto da espera da meia noite. Tenho assim uma sensação de um fresco, completamente vazio para escrever! Espero que não seja por linhas tortas e seja um bom ano!
    Até 2015 e que seja um ano próspero!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Também ligo pouco, mas vamos festejar para fazer a vontade ao meu marido.

    Que 2015 seja ainda melhor que os anteriores, e que te traga muita sorte!

    Uma beijoca,
    Esse

    ResponderEliminar
  7. Também não sou particularmente fã do fim de ano :P

    Feliz 2015 :D

    ResponderEliminar
  8. Tanto faz pedir 12, como pedir 100, ou não pedir nenhum.
    O que tem que ser tem muita força e, hoje em dia, nem os santos têm tempo para realizar desejos.

    Feliz ano novo! :)

    ResponderEliminar
  9. Pois fico a saber que não gostas de uvas-passas. Lindo serviço este post. Sim senhora...

    ResponderEliminar
  10. Compreendo tao bem, o ano novo ou qualquer outra ocasiao festiva, ja teve mais significado para mim. Especialmente quando tudo era sobre familia... hoje em dia da-se mais valor a data em si do que o proprio momento familiar. Pelo que ja me deixei disso. Para mim todos os dias sao e deveriam ser especiais :) Beijinho enorme Xxx

    ResponderEliminar
  11. Há uns anos fiz uma pesquisa online para recolher todas as superstições de final de ano. Essa do louro na carteira, o dinheiro em notas que têm de ser erguidos muito alto, com a mão (subi a um escadote), os 12 pulinhos em pé-cochinho, a lingerie azul, o detalhe amarelo, a roupa toda branca, as janelas da casa TODAS abertas, as romãs à mesa, a comida apropriada, o champanhe, as 12 passas, a casa TODA limpa e livre de objectos danificados, velhos ou partidos (superstição chinesa) e a presença de dinheiro à entrada da porta de casa. Ah, e GUARDAR pevides de uvas na carteira, durante um ano, dobradas num papel com os nossos desejos. Fiz TUDO ISTO só por uma questão de querer estar bem. E nesse ano adiante e por muitos outros, vivi OS PIORES ANOS da minha vida. De um sofrimento interminável e profundo.
    Não acredito em rituais deste género e creio mesmo que podem virar-se contra ti :D

    ResponderEliminar
  12. Eh pá, esqueci-me de pedir coisas às passas, já estou tramada para o ano todo!
    Também dispensava bem os festejos de ano novo, só me dão trabalho e chatices!
    Beijinhos, bom sábado e feliz ano novo :)

    ResponderEliminar
  13. A minha passagem de ano foi a beber sumo. Alguém tinha que trazer o carro para casa, certo? Mr.Bigodes chegou à garrafa primeiro que eu, tramei-me :)))
    Este ano foram só passas e um gole de espumante para empurrar as 12 passas pela garganta, blheca!. Nada de cuecas azuis, nem bater de tachos à janela! :)))

    ResponderEliminar

Quem quiser pode ajudar a varrer... faça favor! : )